Lazer

Cataratas do Iguaçu

Sendo umas das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu,
 
a trilha tem aproximadamente 1200 de extensão com bastantes escadas, caso o visitante tenha alguma dificuldade tem outra opção, ir direto para o elevador panorâmico, onde o acesso é feito por rampa, facilitando assim para quem esta com criança de colo, carrinho de bebê ou cadeirante.
 
As Cataratas do Iguaçu recebem anualmente aproximadamente 1,5 milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma infraestrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.
 
Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios separados, ou seja, para cada um você terá que pagar um ingresso, mas vale o preço, já que são experiências com perspectivas diferentes. O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo Brasil, é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, do lado brasileiro o visitante tem uma visão panorâmica das quedas, podendo observar as 275 quedas existentes de uma forma privilegiada. Já o lado argentino, além de ter maior duração você poderá apreciar individualmente cada salto.
 
Como é o passeio
 
No lado do Brasil, o passeio dura de 2 a 4 horas, começando no Centro de Visitantes até o início da trilha, durante este trajeto existem paradas para os passeios adicionais. A trilha é realizada a pé, por um trajeto no meio da mata, com espaços abertos para observação das Cataratas do Iguaçu em alguns pontos do percurso. No final da trilha, existe uma passarela de observação que completa o passeio, chegando próximo ao Salto União, conhecido mais como “Garganta do Diabo”.
 
Após a trilha, existe um memorial para Alberto Santos Dumont, além de uma praça de alimentação, e o restaurante porto canoas.
 
Aqui há o embarque do ônibus para o retorno até o Centro de Visitantes.
 
Tarifas e Horários
 
O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro acontece diariamente das 9h às 17h.
 
Brasileiros tem desconto especial nas tarifas do parque, crianças até 11 anos e pessoas acima de 60 anos um desconto mais especial ainda, mas para garantir esse desconto e indispensável a apresentação do documento.
 
OBS: CARROS DE TURISMO DE FOZ DO IGUAÇU PODEM INGRESSAR NO PARQUE, PODENDO ASSIM, O TURISTA TEM A OPÇÃO DE ESCOLHER COM QUAL TRANSPORTE DESEJA IR. O ingresso do parque nacional não esta incluído nos valores.

Itaipu Binacional

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Itaipu Binacional é a maior usina hidro elétrica do mundo, em geração de energia. Um empreendimento realizado em conjunto entre o Brasil e o Paraguai que hoje gera 90% da energia consumida no Paraguai e 23% da energia consumida no Brasil.
 
Sendo umas das obras de engenharia, considerada a obra do século no seu inicio Itaipu é um tributo à ousadia do homem, capaz de domar o nono maior rio do planeta em uma região de destinos turísticos surpreendentes, onde a natureza exibe todo seu esplendor. Para poder  ter uma noção da grandiosidade de Itaipu, a Visita Panorâmica é o passeio mais indicado. Onde pode ser  contemplado a visão externa do tamanho da usina: do vertedouro ao topo da barragem de concreto onde estão instaladas as 20 unidades geradoras.
 
A Usina oferece várias opções de visita aos turistas: a Panorâmica, o Circuito Especial, o Refúgio Biológico, Iluminação e o Ecomuseu.
 
Visita Panorâmica: após a exibição de um breve documentário sobre a usina e sua construção, o visitante embarca em ônibus que o leva por um passeio pela área externa da usina, fazendo uma parada no mirante central e no mirante do vertedouro, caso este esteja funcionando.
 
Duração: 1h30.
Horários de funcionamento: Diariamente às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.
Recomendações: Sapatos confortáveis, roupas leves, repelente e protetor solar.
Acesso para cadeirantes: Facilitado, os ônibus possuem adaptação para cadeirantes e os mirantes, rampas de acesso.
 
* Crianças até 06 anos não pagam
*Crianças de 07 a 12 anos pagam somente 50%
*Pessoas acima de 60 anos pagam 50%
*Professores, estudantes, doador de sangue com os três últimos comprovante de doação do último ano também pagam 50%.
*No valor não incluso o ingresso do passeio.

Macuco Safari

Com aventura desde o começo do passeio, o Macuco Safari inicia com uma trilha na mata atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico, que permite uma visão geral de todo o cenário. Durante o percurso pela selva, guias explicam sobre a fauna e da flora do Parque.
 
A segunda etapa, um trecho de 600 metros para quem tem disposição e energia, leva o grupo numa caminhada pelas trilhas que conduzem a cachoeira batizada de Salto Macuco. No caminho podem ser observadas orquídeas, palmitos, bromélias, árvores centenárias, além dos animais silvestres, que de vez em quando atravessam a trilha, animando ainda mais o passeio.
 
Para a aventura dentro d’água o parque disponibiliza barcos infláveis, seguros e eficientes, fabricados de acordo com as necessidades do percurso. Os corajosos aventureiros são levados para sentir o poder das quedas debaixo das Cataratas do Iguaçu, mas não sem antes receber coletes salva-vidas.
 
Tudo pronto, o barco sobe o rio atravessando o cânion, enfrentando a correnteza, numa velocidade média que permite a apreciação da paisagem.
 
O “banho de cachoeira” é indescritível, a neblina e água em profusão pontuam o espetáculo que tem seu ponto alto nos saltos batizados “Três Mosqueteiros”. O piloto aproxima a embarcação para proporcionar um rápido e divertido banho, onde todos saem encharcados. A sensação de estar literalmente embaixo de uma das quedas é indescritível, é como lavar a alma e se sentir renovado.